encontre um Ponto de Atendimento
ou posto de serviço
*As confirmações dos produtos disponibilizados no site são meramente informativas, podendo sofrer alterações sem aviso prévio.
Veículo inovador e diferenciado chama a atenção por onde passa
A cidade litorânea paulista de Santos transformou-se em verdadeiro laboratório prático para a aplicação de novas tecnologias para redução da poluição nos grandes centros urbanos. Desde o final do mês de agosto, o primeiro Volare 100% elétrico roda pelas principais ruas e avenidas transportando pessoas dentro de um novo conceito, totalmente voltado para a preservação ambiental, conforto, segurança e acessibilidade.
O veículo chama a atenção das pessoas não somente pelas inovações tecnológicas, que reduzem a zero a emissão de poluentes e o ruído, mas também pelo seu visual arrojado e pintura diferenciada, que remete à natureza, à preservação ambiental e ao transporte sustentável e consciente.
O modelo, desenvolvido em parceria com a BYD, está sendo utilizado pela Viação Piracicaba, operadora de transportes na cidade paulista, no trajeto entre a Praça Mauá, no centro, um dos cartões postais de Santos, e o bairro do Gonzaga. Segundo Alceu Cremonesi Junior, diretor da Viação Piracicabana, desde o início da operação, os passageiros paravam para conhecer e tirar fotos perto do veículo.
“O veículo 100% elétrico é uma novidade no transporte público do Brasil e, por isso, chama a atenção por onde passa. A decisão pela aquisição de um ônibus 100% elétrico representa uma aposta da Piracicabana, pois sempre fomos pioneiros na utilização e introdução de novas tecnologias”, destaca Cremonesi
De acordo com o executivo, os primeiros 90 dias de operação foram um sucesso e o veículo se mostrou eficiente e com importantes diferenciais para os passageiros, como piso baixo, suspensão pneumática, total acessibilidade e zero emissão de poluentes. “Silencioso, ainda é equipado com sistema de ar-condicionado, poltronas confortáveis e proporciona visão panorâmica em razão da grande área envidraçada. Também os motoristas gostaram, pois é mais fácil de dirigir e tem excelente dirigibilidade”, explica Cremonesi
“É muito importante avaliarmos os resultados na operação de um veículo 100% elétrico, pois a nossa operação em Santos é muito dinâmica, exigente e precisamos de ônibus que atendam todas as necessidades do nosso público. Ainda estamos colhendo informações e analisando os resultados, o que deverá ocorrer depois de cerca de seis meses de circulação”, afirma.
Com recarga realizada à noite, que pode ser feita em apenas três horas, o Volare 100% elétrico fica em operação durante quase todo o dia e nos períodos de maior movimento, entre 6h45 e 20 horas, sem precisar de nova recarga. De dimensões reduzidas (9.095mm de comprimento, 2.985mm de altura e 2.360mm de largura), é ideal para utilização nos centros urbanos, pois oferece mais espaço interno com capacidade para 45 passageiros (20 sentados e 25 em pé).
A configuração e posicionamento das baterias e do powertrain proporcionam máxima eficiência (90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo), redução dos custos operacionais e do peso total (um dos grandes desafios dos veículos elétricos para o transporte de passageiros). Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o Voalre conta ainda com sistema de regeneração da energia da frenagem.